terça-feira, 28 de junho de 2011

PALESTRA SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA












































No dia 21 de junho de 2011, o Grupo de Pesquisa GERA reuniu-se novamente. Além das deliberações normais, aconteceu a sequência das palestras de membros do grupo, para socializar os conhecimentos. Na ocasião, o pesquisador Mestre Sérgio Luiz Maybuk apresentou o tema: "economia solidária: origem, caracterização, problemática e perspectiva".

Estavam presentes além do palestrante, a líder do grupo pesquisadora doutora Nair Glória Massoquim, a co-líder pesquisadora doutora Ivonete de Almeida Souza, a pesquisadora doutoranda Ana Paula Colavite, a pesquisadora doutoranda Dalva Helena de Medeiros, a pesquisadora mestre Edicleia de Souza e na condição de convidado se fez presente o acadêmico do curso de economia Sérgio Rinaldo.

As fotos da publicação que podem ser ampliadas com um clique nas mesmas, foram gentilmente cedidas pelo jornalista da Fecilcam Cassio Henrique Ceniz.

Um comentário:

  1. Economia Solidária é um jeito bem diferente e interessante das pessoas se organizarem em torno do seu trabalho e dos benefícios que este pode produzir. É um movimento de organização de homens e mulheres que, a partir do trabalho coletivo, passam a desenvolver formas de geração de renda, onde todos têm suas necessidades satisfeitas e o uso dos recursos naturais é feito de forma responsável e consciente. Na economia solidária, o trabalho não tem patrão e empregado. Os produtores e produtoras solidários se organizam em sistemas de autogestão. Ou seja, todos são responsáveis pelo empreendimento, todos decidem em conjunto e se beneficiam igualmente dos frutos gerados pelo mesmo.
    Na Economia Solidária é a pessoa vivem coletivamente bem,nela os homens e mulheres são respeitados em suas diferenças de sexo, raça, idade ou orientação sexual. Não cabe ter preconceitos de qualquer natureza. Portanto, a relação é de cooperação, solidariedade e respeito entre todos e todas.
    A economia solidária não é algo que aconteceu por decreto, nem é fruto de uma cabeça privilegiada que, em um momento inspirado, se deu conta de que, assim como estamos, as coisas só irão de mal a pior. É um movimento e uma prática socioeconômica mais ampla e profunda, cujas raízes históricas se encontram nas lutas e ações de organizações de trabalhadores rurais e urbanos, como o cooperativismo de movimentos populares, de grupos engajados nas universidades e nas igrejas. Um movimento inteligente, dinâmico, que se fortalece e organiza cada vez mais e que conseguiu importantes conquistas de apoio por parte dos governos nas diferentes esferas, municipal, estadual, federal. Independentemente do sistema produtivo e das relações políticas da sociedade, as ciências econômicas devem buscar o bem estar da população.
    SERGIO RINALDO 2º B

    ResponderExcluir