sábado, 18 de agosto de 2018

II ENDER AGOSTO DE 2018


































Aconteceu na noite de terça-feira (14), a abertura o II Encontro Interdisciplinar de Desenvolvimento Regional – Ender, na Unespar, campus de Campo Mourão, com o tema “Políticas públicas para o desenvolvimento territorial”. O evento teve por finalidade promover discussões, reflexões e apontar caminhos que contribuam para o desenvolvimento regional, bem como discutir formas de planejamento e de gestão territorial.
O mestre de cerimônias da abertura foi o membro do grupo GERA Professor Dr. Adalberto Dias de Souza.
Na mesa de autoridades estavam como pode ser visto na sexta foto da publicação, da esquerda para a direita a líder do grupo GERA e coordenadora do evento Professora Dra Aurea Andrade Viana de Andrade, a Professora Eliane Guadagnin Rais - representando a Unicampo,  o palestrante da noite Professor Dr. Wilson João Zonin, o diretor da Unespar campus de Campo Mourão Professor Dr. João Marcos Borges Avelar, representando a reitoria da Unespar o Pró-Reitor de Planejamento o agente universitário Angelo Ricardo Marcotti, e os diretores de Centro de Área do campus Professores Doutores Amauri Jersi Ceolim e Jorge Leandro Delconte Ferreira.

Durante o evento ocorreram várias atividades, entre palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos científicos, de pesquisa e de extensão, que contribuíram fomentar a produção de conhecimento e para maior interação com estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas.
O evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Gera, foi organizado em parceria com duas instituições de Ensino Superior, a Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão e com a Faculdade União de Campo Mourão, Unicampo.
A conferência de abertura contou com a participação do ilustríssimo Professor Dr. Wilson João Zonin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Mal. C. Rondon discutindo sobre o tema “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural e a Agenda da Sustentabilidade”.
No evento aconteceu também a mesa redonda “Políticas Públicas para a Educação” em que foram discutidos sobre o “Empresariamento da Educação Pública” com a Professora Dra. Analéia Domingues e “Políticas Públicas para a Educação na perspectiva do Desenvolvimento Territorial” com o Professor Me. Carlos Petronzelli.
No encerramento do II Ender contou com a palestra do Professor Dr. Willian Antônio Borges da Universidade Estadual de Maringá, com a discussão “Governança Interfederativa e Associativismo Territorial”.
A líder do grupo Gera, Professora Dra. Áurea Andrade Viana de Andrade, relata “que é de extrema importância falar sobre políticas públicas, especialmente é salutar discutir a constituição e execução de políticas públicas em diferentes escalas (federal, estadual e municipal), voltadas para o planejamento e desenvolvimento híbrido dos territórios, ou seja, discutir o desenvolvimento integral, humano e social”.
Eu, professor Sérgio Luiz Maybuk, editor do Blog GRUPOGERACM, agradeço imensamente a participação dos professores convidados que palestraram ou participaram de Mesas Redondas, de todos que submeteram trabalhos no evento, todos que participaram na condição de ouvintes e os membros do Grupo GERA que contribuíram de alguma forma para que tudo se realizasse a contento. 
De maneira especial, gostaria de destacar o empenho, porque acompanhei de perto, da líder Professora Dra.  Áurea Andrade Viana de Andrade e dos colaboradores diretos Jocimara Maciel Correia e Joab Jacometti de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário